Cirurgia de Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Remoção de Opacidades Corneanas

Excimer Laser

O Excimer Laser remodela a curvatura da córnea modificando o grau do paciente. Ele tem nomogramas para tratar Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e remover opacidades superficiais da córnea. Mais recentemente alguns modelos de Excimer receberam programas para tratar a Presbiopia. As principais Técnicas são:

PRK

é a sigla em inglês de Ceratotomia Fotorrefrativa. O PRK consiste em um remodelamento da curvatura corneana feita pelo Excimer Laser logo abaixo do Epitélio Corneano. O eptélio é removido, o Laser é aplicado e em seguida uma lente de contato terapêutica cobre a área desepitelizada. A lente que serviu como um curativo é retirada após a regeneração de um novo epitélio em 4 a 5 dias. É uma cirurgia muito rápida, com baixo índice de complicações. A visão melhora somente após a regeneração epitelial. Tem como principal limitador o fato de estar restrita a refrações mais baixas pelo risco de induzir Haze (marcas cicatriciais na córnea). Com o uso da Mitomicina durante a cirurgia de PRK as ocorrências de Haze diminuíram muito permitindo aos cirurgiões operar refrações maiores com segurança. Muitos cirurgiões refrativos preferem esta técnica, apesar da recuperação visual ser mais lenta. Ela se justifica pelo baixo índice de complicações.

prk
pkr

LASIK

significa, em Inglês, Ceratomileusis In Sito Assistida por Laser. Ao invés de aplicar o Excimer Laser na superfície corneana, aplica-se mais abaixo, no estroma, que é uma camada mais profunda da córnea. O acesso ao estroma é feito delaminando a córnea (confeccionado um flap). Nessa técnica o epitélio é preservado e a reabilitação visual torna-se muito rápida, em até 24h, com reação inflamatória mínima, o que permite a correção de mais grau que o PRK com menor risco de Haze. Mas há riscos de complicações no momento da delaminação da córnea, no posicionamento do flap no pós operatório imediato e com a estrutura da córnea a longo prazo, particularmente em pacientes que coçam o olho.

lasik

PTK

significa em inglês Ceratotomia Fototerapêutica, sua técnica cirúrgica é igual à do PRK, porém não tem finalidade refrativa, mas terapêutica: as duas principais indicações são remover opacidades superficiais da córnea e regularizar a superfície corneana. Tem como principal limitação não poder remover opacidades mais profundas. O PTK é uma grande alternativa ao transplante de córnea em casos de opacidades superficiais da córnea.

ANÁLISE DE WAVEFRONT
WAVEFRONT

Otimização/Personalização, Wavefront Analyser, Topolyser e Cirurgia Topoguiada:

As superficies corneanas mais irregularidaes apresentam elevações e depressões que devem ser tratadas através de um Excimer Laser topograficamente guiado (T-CAT) por um topógrafo chamado Topolyser, que trata mais as áreas elevadas e menos as áreas com depressão, para regularizá-las. A análise de frente de Ondas (Wavefront Analyser) permite programar o Excimer Laser para tratar a córnea com diâmetro superior ao da pupila, e assim, não induzir visão de Halos (conhecidas como Aberrações de Alta Ordem), comuns em pacientes de pupila grande ou em ambientes de baixa luminosidade. Chamamos de Cirurgia Otimizada ou Personalizada ao emprego do Wavefront na Cirurgia Refrativa para evitar as aberrações de Alta Ordem e Cirurgia Topoguiada ao emprego do Topolyser na Cirurgia Refrativa para dimuir a excentricidade corneana e aumentar a asfericidade corneana.

Femto LASIK:

É o emprego dos dois Lasers na Cirurgia Refrativa. O Laser Femto segundo delamina a córnea com mais precisão e segurança que o aço (Microcerátomo) e o Excimer Laser remodela a curvatura corneana tratando o grau do paciente. O Laser de Femto Segundo permite delaminar Flaps mais finos e conseqüentemente operar grau maior ou córneas mais finas com maior segurança.