Cirurgia refrativa a laser

Cirurgia refrativa a laser

Cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser é o que existe de mais avançado na correção dos erros refrativos miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A cirurgia pode ser utilizada nos seguintes erros refrativos:

A identificação do candidato  a cirurgia Refrativa  depende, essencialmente, da avaliação completa por parte do médico oftalmologista. Dados como estabilidade do erro refrativo, olhos saudáveis, ausência de determinadas patologias sistémicas, idade em geral superior a 20 anos e desejo em deixar de usar óculos ou lentes de contato, são fatores determinantes na avaliação pré-operatória do procedimento cirúrgico a laser.

O oftalmologista deve fazer vários exames para poder indicar a cirurgia refrativa a laser com total segurança.  Aspetos técnicos como a curvatura e a espessura corneanas devem ser avaliados, assim como a pressão intra-ocular, transparência do cristalino e dados sobre da situação da retina.

A cirurgia laser permite tratar de forma segura e eficaz a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo e assim proporcionar independência do uso de óculos ou Lente de contato.

O Laser permite tratar miopia até 10 dioptrias, hipermetropia e astigmatismo até 6 dioptrias mas tem que ser avaliado cada caso em particular.

 

Na preparação para a cirurgia o paciente não deve colocar Lente de contato nas 24 h que precedem o procedimento e deverá remover a maquilhagem das pálpebras e bordo palpebral.

 

A intervenção é indolor e rápida: Realizada com anestesia local através da aplicação de um colírio. Tem uma duração aproximada de 15 minutos por olho. O paciente tem alta hospitalar, acompanhado, 30 minutos após o Laser .

Recuperação: Nas primeiras horas é normal sentir “areia”, alguma intolerância à luz e visão turva. No dia seguinte já com boa acuidade visual pode retomar alguma das sua atividade quotidiana. No caso do PRK o doente tem uma Lente de Contato nos primeiros dias sendo que as queixas de areia e desconforto ocular prolongam-se até as 72h.

 

Cuidados:

Nas primeiras 4 semanas após a cirurgia está contraindicado o uso de piscinas ou a prática de esporte com risco de contato.  E estritamente proibido coçar os olhos nas primeiras semanas após a cirurgia. A maquiagem das pálpebras podem começar a ser reaplicada no final da 1 semana após a cirurgia.

No Comments

Post A Comment